O padre

Agora e na hora de nossa morte, amém, disse o padre. Amém, responderam, em coro uníssono, os beatos e beatas à frente dele, vestidos em suas melhores e mais recatadas roupas, todos comportadamente enfileirados diante dos longos bancos de madeira, que se perfilavam, um atrás do outro, dentro da nave da igreja. Vão em paz e que o Senhor vos acompanhe, novamente as palavras do padre, pondo então um fim àquela missa. Terminada a cerimônia, todos os fiéis foram lentamente saindo, em procissão solene, em direção à praça logo ali em frente. Os sinos, lá do alto da principal torre da igreja, acenavam-lhes em despedida.
No dia seguinte, um jornal da cidade – de menor circulação – trazia destacado na manchete de sua primeira página, com o típico estardalhaço das letras garrafais, a notícia de que a missa dominical do dia anterior tinha sido rezada, não por um padre de carne e osso, mas por um drone. As palavras que este proferira, ao longo de toda a cerimônia, teriam sido programadas por meio de um algoritmo, com base numa pré-seleção daquilo que os fiéis mais comentavam, curtiam e compartilhavam na página daquela igreja no Facebook.

Naquela segunda-feira, contudo, o que verdadeiramente escandalizou a população não foi essa notícia, mas sim a continuação dela, lá na primeira página do caderno de cultura do jornal. Ali, logo abaixo de uma foto do colossal órgão de tubos da igreja, estava a notícia de que, durante a missa rezada pelo drone, a organista, juntamente com as coristas, ao se apresentarem durante a missa, nos intervalos das falas do drone que substituíra o padre na função de porta-voz das palavras de Deus, tinham feito uso de playback.
Até o momento desta crônica, nenhuma dessas notícias encontrou qualquer tipo de reverberação na grande mídia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s